Curso de Alemão para pais na VHS – Berlim

Mamães outro dia postei no grupo de mães sobre o curso de alemão que fiz na VHS (Volkshochschulen) e recebi muitas mensagens com dúvidas, não tenho muito tempo para ficar online, então resolvi abrir uma exceção aqui no Blog e fazer esse post onde tentarei falar um pouco sobre esse curso. 😉

PS. meu blog é sobre crochê ( amigurumi), inclusive já estão convidadas a conhecer mais do meu trabalho! 

Sobre o curso

O curso Deutschkurse für Eltern – Alemão para pais (pais e mães) é uma iniciativa do senado voltada para pais que tenham filhos em idade escolar, ou seja, não tem local para deixar os pequenos.

Não é um curso intensivo, nem tampouco de integração, esse possui uma proposta diferente.

O curso de alemão para pais ensina habilidades de linguagem, bem como orientação na escola, educação e vida cotidiana.

O curso vai do Nível A1 até B1, com aulas 3 a 4 vezes por semana em periodo matutino.

Cada módulo dura 3 meses, ou seja A1.1 por exemplo dura 3 meses e por aí vai.

Eu comecei em janeiro o A1.1 e em agosto finalizei o A1.2. É um curso que anda mais devagar, a agenda de aulas anda em conjunto com a agenda escolar, logo, quando nossos filhos tiram férias nós também tiramos.

Cada módulo custa 20 Euros, os livros custam também 20 Euros e podem ser comprados até pela Amazon.

Geralmente em cada região de Berlin tem uma VHS, a dica é que você veja no maps qual a mais próxima da sua casa, e dê uma passada por lá para ver datas de matrículas e se há a necessidade ou não de fazer algum teste de nivelamento, isso no caso de pessoas que já fizeram algum curso de alemão anteriormente.

Um conselho que daria é: Vá com alguém que fale alemão, é incrível eu sei, uma escola de alemão que as atendentes não falam inglês por exemplo, já que é voltada para imigrantes. Mas infelizmente em algumas unidades o atendimento só em alemão mesmo.

Vá lá e se informe mais sobre o curso, datas de matrículas e disponibilidades de vagas, pois geralmente são bem concorridas.

Algumas pessoas me perguntaram se por ser tão barato o curso realmente funciona e se dá para aprender algo.

Minha Experiência

Então agora vou deixar aqui a MINHA experiência com o curso, lógico que sempre vai ter alguém que não se adaptou, ou que não teve bons professores. Cada caso é um caso.

No MEU caso, mesmo sendo um curso não intensivo eu aprendi muito, e justamente pelo fato de não haver tanta pressa eu conseguia conciliar uma vez por semana aula particular com uma professora de idiomas.

Como disse anteriormente comecei o curso em janeiro, e com estudo em casa, aula extra, fui fazer agora em setembro um teste em outra escola para um curso intensivo e já passei direto para fazer B2.

Lógico que cada pessoa tem seu tempo para aprender, mas esse curso pode ser uma boa opção para quem quer começar a fazer aulas de alemão, nem que seja devagarinho.

Vou deixar logo abaixo os links da VHS e o link onde fala do curso.

Espero ter ajudado, se você conhece alguém que se interessa mande essa link para ela/ele.

Se você tiver mais alguma informação sobre o curso escreve aqui nos comentários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.