Boneca de Crochê ^.^ Corpinho Passo a Passo

Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Faz tempo que me pediam pra fazer uma boneca de crochê e postar aqui no blog. Pois bem, não só fiz o corpinho como compartilhei altas dicas no tutorial que postei no meu canal no YouTube!
Aqui vocês vão encontrar todo o passo a passo e algumas dicas bem legais que irão deixar sua peça linda e única!
A ideia que trouxe é a de um corpo que serve para fazer tanto boneca como boneco, basta deixar sua criatividade fluir que com certeza vocês irão fazer bonec@s lind@s!

Então vamos ao tutorial da peça:
Abreviações:
pb: ponto baixo
Aum: aumento (2 PBs no mesmo ponto)
Red: redução

Material:
* Linha para crochê (cor da sua preferência)
* 2 botões para fazer os olhos
* Fibra acrílica siliconada
* Agulha para crochê 2,5 mm
* Tesoura
* Agulha para costura sem ponta

Pés e Pernas (2x)
*Faça um correntinha com 6 pts, volte e faça 4 pb, 1 aum ( 3 pb juntos), 3 pb, 1 aum ( 2 pb juntos) – 12 pts
*1 aum, 3 pb, 3 aum seguidos, 3 pb, 2 aum – 18 pts
*2 aum, 4 pb, 4 aum seguidos, 5 pb, 3 aum – 27 pts

***Lembrar de cortar o molde do pezinho antes de fazer a volta que vai formar o sapatinho. Nesse link tem como fazer! https://www.bonekdecroche.com.br/fazendo-o-pe-da-minha-bonequinha/

*Faça uma volta pegando apenas a parte interna dos pontos da volta anterior – 27 pts
***No Tutorial acima eu mostro como faz 😉

*Faça 3 voltas com 27 pb cada
*7 pb, 6 reduções seguidas, 6 pb, 1 red – 20 pts
***Colocar o molde do pezinho!
*5 pb, 6 reduções seguidas, 3 pb – 14 pts
*Faça 3 voltas com 14 pb cada
Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e troque para a cor da pele da sua peça.
*Faça 6 voltas com 14 pb cada.

Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e encha as pernas da sua boneca.

Cabeça
*Anel mágico com 6 pb
*1 aum em cada ponto da volta anterior – 12 pts
*1 pb, 1 aum (6x) – 18 pts
*2 pb, 1 aum (6x) – 24 pts
*3 pb, 1 aum (6x) – 30 pts
*4 pb, 1 aum (6x) – 36 pts
*5 pb, 1 aum (6x) – 42 pts
*6 pb, 1 aum (6x) – 48 pts
*6 voltas com 48 pb cada
*6 pb, 1 red (6x) – 42 pts
*5 pb, 1 red (6x) – 36 pts
*4 pb, 1 red (6x) – 30 pts
*3 pb, 1 red (6x) – 24 pts
*2 pb, 1 red (6x) – 18 pts
*1 pb, 1 red (6x) – 12 pts
*1 volta com 12 pb
Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e encha a cabeça da sua boneca.

Corpo

*Anel mágico com 6 pb
*1 aum em cada ponto da volta anterior – 12 pts
*1 pb, 1 aum (6x) – 18 pts
*2 pb, 1 aum (6x) – 24 pts
*3 pb, 1 aum (6x) – 30 pts
*4 pb, 1 aum (6x) – 36 pts
*5 pb, 1 aum (6x) – 42 pts
*5 voltas com 42 pb cada
*5 pb, 1 red (6x) – 36 pts
*1 volta com 36 pb
*4 pb, 1 red (6x) – 30 pts
*1 volta com 30 pb
*3 pb, 1 red (6x) – 24 pts
*3 voltas com 24 pb cada
*2 pb, 1 red (6x) – 18 pts
*1 pb, 1 red (6x) – 12 pts
*2 voltas com 12 pb cada.
Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e encha o corpinho da sua boneca.

Braços (2x)
*Anel mágico com 6 pb
*1 aum em cada ponto da volta anterior – 12 pts
*2 pb, 1 aum (4x) – 16 pts
*2 voltas com 16 pb cada
*1 pb, 5 red seguidas, 5 pb – 11 pts
*10 voltas com 11 pb cada

Okkkkk você finalizou a confecção das partes da sua boneca, e aqui vai mais uma dica super interessante!
No início é comum ter dificuldades na hora de costurar e montar certinho o corpinho dos amigurumis, pra resolver isso eu ainda hoje uso alfinetes!
Sim!!!! Alfinetes. Faça a marcação de como você pretende que fique e depois fixe as partes ao corpo, depois é só costurar.
Adeus braços, pernas e cabeça tortos!

E aí meus amores, vocês gostaram?

Se sim, não esqueçam de compartilhar esse post!
Se inscrevam no meu canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCZFn66hb4QBEwWEtXhaZY9w

Bjuxxx e até o próximo Post! :*

Este conteúdo é de autoria @Bonekdecrochê e licenciado pela creativecommons (Atribuição CC BY). Permito que utilizem, adaptem e criem a partir do meu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito á mim pela criação original.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

73 comments

  1. oBRIGADA VOU TENTAR FAZER, TENHO 86 ANOS, FAÇO P/ MATAR O TEMPO ESTOU C/CANCER, MAS ESTOU BEM, FAÇO QQUIMIO, MAS SOU FELIZ TENHO MUITA FÉ EM DEUSM E MARIA ME DA FORÇA, TENO 4 NETINHOS QUE SÃO O MEU TODO. DEUS TE PROTEJA

    1. Oh dona Jacira… Que história de vida linda! A senhora vai fazer muitas bonequinhas e bichinhos para seus netinhos, com fé em Deus! Um abraço… Meu nome é Lidiany, tenho 41 anos e 2 filhos – Ana Júlia de 6 anos e pedro Henrique de 4 anos. Faço para eles e para vender também!

  2. Oi.. adorei sua receita e explicações, gostaria de saber de receita de roupinhas e acessórios p a boneca… obrigado sonia! Aguardo teu retorno…

    1. Adilson eu uso vários tipos de linhas, não falo pq são marcas que encontro por aqui onde moro.
      Deixo vcs bem á vontade pra usar as que desejarem 😀

  3. vc tem receita de um vestido para boneca é um chapéu?
    de uma ideia de como infeitar a boneca e me ajude dando ideia do que fazer para o pescoço da boneca ñ ficar mole, sempre acontece isso.
    obrigado

  4. Bom dia. Minha linda adorei sua receita bem explicadinha. Estou tentando fazer o corpinho para uma santinha e tenho dificuldades com o pescoço. Vi seu vídeo para a santinha e não consegui acompanhar na hora do pescoço. Dá uma dica? Bjs.

  5. Oi amo seu trabalho tenho aprendido muito com vc estou tendo dificuldade queria fazer Pezinho com dedinhos e mão com dedinhos vc poderia me ensinar? Preciso fazer um indiozinho em amigurumi para um trabalhinho do meu filho.

    1. Tânia oiiiii!
      Eu já ensinei a fazer os dedinhos das mãos. O vídeo está disponível no canal!
      Pés com dedinhos ainda não fiz 🙁
      Boa sorte com o seu projeto, com certeza ficará lindo!!!
      Bjuxxxx

  6. Amei o amigurumi. Nunca tinha feito, mas como faço crochê bem resolvi fazer. Segui o pap direitinho e deu certo. Estou fazendo uma boneca Masha para dar de presente à minha sobrinha neta que fará 3 aninhos só que fiz um pouco maior que 20cm. Estou muito feliz por ter conseguido.

  7. Obrigada estava com muita vontade de aprender a fazer bonecas de croche. Vou colocar em prática o que aprendi. .Você éótima para explicar o posso a passo. Um abraço

  8. Eu adorei as explicações, ajudou muito. Obrigada pelo carinho e atenção, que o senhor Jesus Cristo abençoe vc ricamente e poderosamente neste momento tão especial de ensinar. Bjs

  9. amei o seu trabalho eu estava tentando fazer o amigurume no video de uma boliviana mas estava tendo dificuldads em entender dai eu vi o seu video e aprendi rapidinho seguindo a sua receita,com corpinho que voce deu a receita fiz o gatinho para minha sobrinha amei obrigada,em outros videos voce podia nos ensinar a fazer macaquinho elefante ursinho e outros ufa e muita coisa ne

  10. Amei sua aula! Faço muitos amigurumis. Só na receita da cabeça e do corpo tem um errinho, nas carreiras de reduções de 3 pb e 1 red : 24 pts e na carreira seguinte 2pb e 1 red ficam 18 pts e não 12 como esta na receita. Eu fiz mais uma carreia de 1 PB e 1 ref : 12 pts, ok ? Obrigada abraço