Boneca de Crochê ^.^ Corpinho Passo a Passo

Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Faz tempo que me pediam pra fazer uma boneca de crochê e postar aqui no blog. Pois bem, não só fiz o corpinho como compartilhei altas dicas no tutorial que postei no meu canal no YouTube!
Aqui vocês vão encontrar todo o passo a passo e algumas dicas bem legais que irão deixar sua peça linda e única!
A ideia que trouxe é a de um corpo que serve para fazer tanto boneca como boneco, basta deixar sua criatividade fluir que com certeza vocês irão fazer bonec@s lind@s!

Então vamos ao tutorial da peça:
Abreviações:
pb: ponto baixo
Aum: aumento (2 PBs no mesmo ponto)
Red: redução

Material:
* Linha para crochê (cor da sua preferência)
* 2 botões para fazer os olhos
* Fibra acrílica siliconada
* Agulha para crochê 2,5 mm
* Tesoura
* Agulha para costura sem ponta

Pés e Pernas (2x)
*Faça um correntinha com 6 pts, volte e faça 4 pb, 1 aum ( 3 pb juntos), 3 pb, 1 aum ( 2 pb juntos) – 12 pts
*1 aum, 3 pb, 3 aum seguidos, 3 pb, 2 aum – 18 pts
*2 aum, 4 pb, 4 aum seguidos, 5 pb, 3 aum – 27 pts

***Lembrar de cortar o molde do pezinho antes de fazer a volta que vai formar o sapatinho. Nesse link tem como fazer! http://www.bonekdecroche.com.br/fazendo-o-pe-da-minha-bonequinha/

*Faça uma volta pegando apenas a parte interna dos pontos da volta anterior – 27 pts
***No Tutorial acima eu mostro como faz 😉

*Faça 3 voltas com 27 pb cada
*7 pb, 6 reduções seguidas, 6 pb, 1 red – 20 pts
***Colocar o molde do pezinho!
*5 pb, 6 reduções seguidas, 3 pb – 14 pts
*Faça 3 voltas com 14 pb cada
Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e troque para a cor da pele da sua peça.
*Faça 6 voltas com 14 pb cada.

Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e encha as pernas da sua boneca.

Cabeça
*Anel mágico com 6 pb
*1 aum em cada ponto da volta anterior – 12 pts
*1 pb, 1 aum (6x) – 18 pts
*2 pb, 1 aum (6x) – 24 pts
*3 pb, 1 aum (6x) – 30 pts
*4 pb, 1 aum (6x) – 36 pts
*5 pb, 1 aum (6x) – 42 pts
*6 pb, 1 aum (6x) – 48 pts
*6 voltas com 48 pb cada
*6 pb, 1 red (6x) – 42 pts
*5 pb, 1 red (6x) – 36 pts
*4 pb, 1 red (6x) – 30 pts
*3 pb, 1 red (6x) – 24 pts
*2 pb, 1 red (6x) – 18 pts
*1 pb, 1 red (6x) – 12 pts
*1 volta com 12 pb
Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e encha a cabeça da sua boneca.

Corpo

*Anel mágico com 6 pb
*1 aum em cada ponto da volta anterior – 12 pts
*1 pb, 1 aum (6x) – 18 pts
*2 pb, 1 aum (6x) – 24 pts
*3 pb, 1 aum (6x) – 30 pts
*4 pb, 1 aum (6x) – 36 pts
*5 pb, 1 aum (6x) – 42 pts
*5 voltas com 42 pb cada
*5 pb, 1 red (6x) – 36 pts
*1 volta com 36 pb
*4 pb, 1 red (6x) – 30 pts
*1 volta com 30 pb
*3 pb, 1 red (6x) – 24 pts
*3 voltas com 24 pb cada
*2 pb, 1 red (6x) – 18 pts
*1 pb, 1 red (6x) – 12 pts
*2 voltas com 12 pb cada.
Finalize com um ponto baixíssimo, corte a linha e encha o corpinho da sua boneca.

Braços (2x)
*Anel mágico com 6 pb
*1 aum em cada ponto da volta anterior – 12 pts
*2 pb, 1 aum (4x) – 16 pts
*2 voltas com 16 pb cada
*1 pb, 5 red seguidas, 5 pb – 11 pts
*10 voltas com 11 pb cada

Okkkkk você finalizou a confecção das partes da sua boneca, e aqui vai mais uma dica super interessante!
No início é comum ter dificuldades na hora de costurar e montar certinho o corpinho dos amigurumis, pra resolver isso eu ainda hoje uso alfinetes!
Sim!!!! Alfinetes. Faça a marcação de como você pretende que fique e depois fixe as partes ao corpo, depois é só costurar.
Adeus braços, pernas e cabeça tortos!

E aí meus amores, vocês gostaram?

Se sim, não esqueçam de compartilhar esse post!
Se inscrevam no meu canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCZFn66hb4QBEwWEtXhaZY9w

Bjuxxx e até o próximo Post! :*

Este conteúdo é de autoria @Bonekdecrochê e licenciado pela creativecommons (Atribuição CC BY). Permito que utilizem, adaptem e criem a partir do meu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito á mim pela criação original.

47 comments

  1. Amei sua aula! Faço muitos amigurumis. Só na receita da cabeça e do corpo tem um errinho, nas carreiras de reduções de 3 pb e 1 red : 24 pts e na carreira seguinte 2pb e 1 red ficam 18 pts e não 12 como esta na receita. Eu fiz mais uma carreia de 1 PB e 1 ref : 12 pts, ok ? Obrigada abraço

  2. amei o seu trabalho eu estava tentando fazer o amigurume no video de uma boliviana mas estava tendo dificuldads em entender dai eu vi o seu video e aprendi rapidinho seguindo a sua receita,com corpinho que voce deu a receita fiz o gatinho para minha sobrinha amei obrigada,em outros videos voce podia nos ensinar a fazer macaquinho elefante ursinho e outros ufa e muita coisa ne

  3. Eu adorei as explicações, ajudou muito. Obrigada pelo carinho e atenção, que o senhor Jesus Cristo abençoe vc ricamente e poderosamente neste momento tão especial de ensinar. Bjs

  4. Obrigada estava com muita vontade de aprender a fazer bonecas de croche. Vou colocar em prática o que aprendi. .Você éótima para explicar o posso a passo. Um abraço

  5. Amei o amigurumi. Nunca tinha feito, mas como faço crochê bem resolvi fazer. Segui o pap direitinho e deu certo. Estou fazendo uma boneca Masha para dar de presente à minha sobrinha neta que fará 3 aninhos só que fiz um pouco maior que 20cm. Estou muito feliz por ter conseguido.

  6. Oi amo seu trabalho tenho aprendido muito com vc estou tendo dificuldade queria fazer Pezinho com dedinhos e mão com dedinhos vc poderia me ensinar? Preciso fazer um indiozinho em amigurumi para um trabalhinho do meu filho.

    1. Tânia oiiiii!
      Eu já ensinei a fazer os dedinhos das mãos. O vídeo está disponível no canal!
      Pés com dedinhos ainda não fiz 🙁
      Boa sorte com o seu projeto, com certeza ficará lindo!!!
      Bjuxxxx

  7. Bom dia. Minha linda adorei sua receita bem explicadinha. Estou tentando fazer o corpinho para uma santinha e tenho dificuldades com o pescoço. Vi seu vídeo para a santinha e não consegui acompanhar na hora do pescoço. Dá uma dica? Bjs.

  8. vc tem receita de um vestido para boneca é um chapéu?
    de uma ideia de como infeitar a boneca e me ajude dando ideia do que fazer para o pescoço da boneca ñ ficar mole, sempre acontece isso.
    obrigado

    1. Adilson eu uso vários tipos de linhas, não falo pq são marcas que encontro por aqui onde moro.
      Deixo vcs bem á vontade pra usar as que desejarem 😀